COMUNICADO DE IMPRENSA DA FAMÍLIA WILL

A família Will tem a satisfação de ter o renomado advogado em direitos humanos do México, Miguel Angel de los Santos Cruz, ingressando a causa para a justiça no caso da morte de Bradley Roland Will.

Brad, jornalista e ativista de Nova Iorque, foi assassinado em Oaxaca, México no 27 de outubro passado, enquanto gravava um distúrbio no estado Mexicano. Embora detiveram inicialmente dois suspeitos ligados ao governo pelo assassinato, autoridades do estado de Oaxaca os libertaram em meados de novembro por não terem evidência suficiente. Grupos de Direitos Humanos tem questionado a legitimidade da investigação do estado e estão chamando para que o caso passe a nível federal.

De los Santos é um advogado que tem dedicado sua carreira a que toda pessoa seja tratada justamente pelo sistema legal de seu pais. Ele tem ajudado muito as pessoas indígenas do estado mexicano de Chiapas, assegurando a representação legal justa para os pobres no México. De los Santos tem mostrado a vítimas de autoridades do governo por abuso e tem sido advogado de presos políticos no México. Ele também tem denunciado abusos de Direitos Humanos no sul do México ante à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

De los Santos atuará como coadjuvante, o representante oficial legal da família, direitos que tem as famílias das vítimas por lei mexicana. Ele terá total acesso ao completo arquivo investigador e trabalhará até uma investigação cuidadosa e legítima na trágica morte de Brad.

?Há um problema sério de impunidade no México e não queremos que o assassinato de Brad aumente a grande lista de casos sem resolução. Tem passado quase três meses da morte de Brad, nos urge que as autoridades mexicanas realizem o mais rápido uma investigação eficaz e imparcial para encontrar os responsáveis e que eles paguem?. disse A de los Santos ?O governo mexicano tem falhado em sua obrigação de assegurar a Brad o direito à vida, agora só esperamos que possa investigar e castigar os responsáveis de seu assassinato?.

Kathy Will, mãe de Brad adiciona: ?Há alegações sérias dos abusos aos direitos humanos em Oaxaca. É hora do governo mexicano dar um passo adiante, de tratar esses fatos e garantir um processo vigoroso das partes culpáveis. Nosso filho foi um dos muitos jornalistas atacados ano passado no México. Queremos justiça. A prática da impunidade deve terminar?.

Contato:
Craig Will (irmão de Brad)
craig.will@nifty.com

http://friendsofbradwill.org/