quinta-feira, janeiro 18, 2007

Marcha pacífica em Oaxaca termina com 8 torturados


No dia 17 de janeiro em Oaxaca foi realizada uma marcha que partiu do "Monumento a la Madre" com rumo a "Plaza de La Danza" para exigir a liberdade dos presos e das presas políticas, assim como parar a repressão, castigo aos assassinos do povo e a saída de Ulises Ruiz Ortiz de Oaxaca. A marcha convocada pela COFADAPPO foi pacífica e iniciou-se às 16:00 com mais de 3.000 pessoas.

Ao seu término, quando as pessoas já regressavam às suas casas, 8 militantes foram detidos por Preventivos. Alguns instantes depois, mais outros 3 também foram detidos. Somente horas depois, foram localizados: haviam sido torturados física e psicologicamente.

As polícias municipal, Preventiva, Federal Preventiva e Ministeriales, assim, continuam com sua prática de terrorismo de Estado, tentando meter medo na população para que essa não tome mais as ruas e lute por suas justas demandas. Na cidade de Santa Lucia del Camino, aonde se encontra a casa da CIPO-RFM (Consejo Indigena Popular de Oaxaca - Ricardo Flores Magón), há também um táxi sem placas que circula pela cidade, o qual a CIPO teme que lhe possa agredir.

A CIPO-RFM lançou um chamado a todos os povos do mundo, aderentes da Outra campanha, meios de comunicação livre, irmãos e irmãs, para que ajudem a divulgar o que continua ocorrendo em Oaxaca e para que se façam ações e pressões ao Governo Federal pela libertação dos presos políticos e a solução das demandas justas do povo de Oaxaca.

Fotos::I | II | III | IV

Videos::I | II | III

Comunicados da CIPO-RFM:Se agudiza la represion selectiva en Oaxaca | Últimas informações sobre os detidos de 17 de janeiro

Editorial anterior::Retomadas as manifestações em Oaxaca

Fonte: midiaindependente.org

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home