O Estado de Oaxaca, México, vive dias de insurreição e organização popular. Em contrapartida, também é o cenário de um estado de violência e repressão política, que já resultou em muitos feridos e mortos. O início deste processo data de 22 de maio de 2006, durante manifestações de professores que exigiam aumentos salariais, entre elas uma marcha de 70 mil pessoas. Em resposta à reivindicação da categoria, o governador Ulises Ruiz adotou a tática da repressão contra os professores, causando imensa indignação no povo de Oaxaca. Camponeses e indígenas aderiram aos protestos e formaram a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), exigindo a destituição de Ulises. E não parou por aí, a APPO reivindica que Oaxaca seja gerida pelo próprio povo, através de assembléias populares. A repressão só aumenta a cada dia, tendo assassinado muitas pessoas, entre elas Brad Will, jornalista do Centro de Mídia Independente (CMI). O presidente mexicano Vicente Fox e o governador Ulises Ruiz estão dispostos a acabar com o movimento popular de Oaxaca com mais violência, enviando soldados para o Estado.
Recentemente temos mais de milhares de presos políticos e vítimas da truculência do governo Mexicano. Ocorrendo violações dos direitos humanos, como desaparições e torturas a mando do governo Federal e Estadual. Implantando um estado de terror sobre o povo de Oaxaca, colocando a APPO na clandestinidade e proibindo o direito de expressão e reunião. Calando uma forte expressão de liberdade e exemplo de participação popular e igualdade como estava sendo a Comuna de Oaxaca.
Um recado da APPO : Em Oaxaca a cumplicidade do governo do estado e o governo federal (uma cumplicidade selado com sangue) transformaram em crime reclamar por justiça e desataram uma feroz perseguição contra nosso povo. Hoje nossa APPO não tem um lugar onde reunir-se, não há rua em Oaxaca para manifestar-se sem que depois companheiros terminem na prisão, Oaxaca vive um estado militarizado. Isso, companheiros, não nos assusta, só nos demonstra o justo de nossa luta. A APPO hoje se encontra na obscuridade da noite, sabendo que falta pouco para que chegue o luminoso dia.
VAMOS DAR APOIO MUNDIAL A OAXACA! VAMOS APOIAR SUA LUTA E EXIGIR A LIBERTAÇÃO DE TODOS OS PRESOS E A APRESENTAÇÃO DE TODOS OS DESAPARECIDOS COM VIDA! A MOBILIZAÇÃO MUNDIAL OCORRERÁ NO DIA 22 DE DEZEMBRO, AS 14H. ONDE ESTAREMOS PROTESTANDO CONTRA AS AÇÕES TRUCULENTAS DO GOVERNO MEXICANO NO CONSULADO! APAREÇA! PRAIA DE BOTAFOGO N° 242! Mais informações: www.midiaindependente.org