domingo, novembro 26, 2006

A sétima megamarcha toma as ruas de Oaxaca, México




Ontem(25), milhares de pessoas saíram as ruas de Oaxaca, México, para protestar pela saída do governador Ulises Ruiz Ortiz (PRI)e da Polícia Preventiva Federal(PFP), e também pela liberação dos presos políticos. Essa foi a Sétima megamarcha convocada pela Assembléia Popular do Povo de Oaxaca (APPO) e atingiu cerca de 6 km de marcha. Nessa convocação o chamado era de cercar pacificamente a PFP, que ocupa desde o dia 29 de Outubro o centro da cidade promovendo uma guerra de baixa intensidade, isto é, detenções arbitrárias, agressão verbal às mulheres que passam pelas barreiras policiais, invasão de casas e interferência na rádio Universidade.

No entanto, a tarde, após a megamarcha se aproximar da PFP no centro, desencadeou-se uma série de repressão que já adentra a noite: muitos detidos, feridos, desaparecidos e casos de torturas. Sabe-se que a polícia atirava com balas de chumbo contra a multidão encurralada na praça da Santo Domingo. Às 21 horas, a APPO convocou a todos que retornassem à Universidade e deixassem as ruas:"hoje a situação é muito grave", reporta a rádio APPO.

Confirmam a morte de três pessoas na área da faculdade de medicina durante um tiroteio agora a noite e a Rádio APPO avisa que está em operação as "caravanas da morte", isto é, caminhonetes brancas com paramilitares fortemente armados. Também não se descarta a hipótese de uma possível intervenção do Exército mexicano. A APPO pede apoio de organizações nacionais e internacionais para fazerem mobilizações condenando essa ação do governo federal que apoia o governo de Ulises Ruiz Ortiz.

Entenda o que está acontecendo em Oaxaca

Fonte: www.midiaindependente.org

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home